Translate

sábado, 30 de maio de 2009

Luis Filipe Vieira deve sair ?!

Após 8 temporadas na vida do Sport Lisboa e Benfica, 2 enquanto director desportivo e 6 como presidente deve reflectir-se sobre o seu percurso na vida do clube e começareio pelo princípio:

LFV iniciou o seu trajecto no Mundo do Futebol no Alverca FC, como presidente, conseguindo através de boas relações com os três grandes (dos quais era sócio), foi especialmente através do Benfica, com o projecto clube satélite que catapultou o Alverca FC para a 1ª divisão. No ano em que o Alverca sobe começaram as relações desportivas com o FC Porto, traduzidas na recepção de vários atletas a título de empréstimo (Ricardo Carvalho, entre outros), intermediação na transferência de Ovchinnikov para o FC Porto e as negociações de Cajú e Duda!

Em Maio de 2001 dá-se a misteriosa transferência de Mantorras para o Benfica, por 10 milhões de euros, verba que associada aos patrocínios e receitas de transmissões televisivas seria mais que suficiente para o Alverca se manter largos anos no futebol, cenário que não veio a acontecer, já que o Alverca cessou o seu futebol profissional em Maio de 2005!

O Alverca desce à 2ª divisão de honra e em Maio de 2001 LFV deixa os destinos do Alverca FC entregues ao seu vice-presidente Manuel Bugarim, seguindo Mantorras para a Luz passando a fazer parte da vida desportiva do Benfica, assumindo então na altura funções de director desportivo do então presidente Manuel Vilarinho. No final dessa época do seu primeiro ano como director desportivo saem directamente para o FC Porto, Maniche e Jankauskas, ao passo que via Varzim transferem-se Jorge Ribeiro, Pepa e Rui Baião que na altura eram enormes promessas do futebol português!

Mais tarde assume a presidência encarnada, substituindo Manuel Vilarinho assumindo em determinadas temporadas conjuntamente a pasta de gestor para o futebol encarnado!

Ao longo de 8 épocas:

- foram adquiridos pelo Benfica 104 atletas, ou seja, 13 por temporada;
- 2 segundos lugares no campeonato nacional;
- 1 campeonato nacional;
- 1 taça de Portugal;
- 1 taça da liga;
- 2 quartos lugares no campeonato nacional;
- 3 terceiros lugares no campeonato nacional;
- 7 treinadores;
- Manutenção do passivo do clube;
- A pior série de sempre do Benfica;

Por ordem:

4º - 2º - 2º - 1º - 3º - 3º - 4º - 3º

Mesmo tendo a noção de que criticar é muito fácil, entendo que LFV terá feito coisas importantes pelo clube, talvez até o seu máximo, mas esse máximo não chega para saciar a glória do Benfica. Voto na sua saída (dependendo do candidato que aparecer) e dever-se-á manter Quique Flores como treinador!
Creio que já se entendeu que o alibi presidencial tem sido a rotatividade do treinador, como factor de culpa! Volto a repetir, 13 atletas por temporada é má gestão directiva!

Para tal cito as palavras de José Veiga:

"O Benfica não se pode contentar com o 3º lugar. Não é problema de treinadores nem jogadores e sim de falta de liderança. O treinador que vier irá passar pelo que o Quique passou e irá embora".

Sem comentários:

Enviar um comentário